Como Realizar a Limpeza e Manutenção de Capacetes

Como Realizar a Limpeza e Manutenção de Capacetes

O capacete é um item de segurança indispensável aos pilotos de motocicleta, mas a falta de limpeza e manutenção pode transformá-lo em vilão da saúde, ocasionando doenças respiratórias e de pele, e até mesmo acidentes.

Os motociclistas que colocam fita gomada no capacete porque eles sofreram algum impacto e lascaram ou racharam, não sabem o perigo que estão correndo, pois ele perde a função de proteção.

Isso porque qualquer impacto que o capacete sofra, seja uma simples queda ao solo, torna o mesmo inútil, pois ele deixa de oferecer a proteção que se deseja, ele está fragilizado e é necessária a aquisição de um novo capacete.

Como Realizar a Limpeza e Manutenção de Capacetes

Quando o assunto é higiene, a indicação dos fabricantes é lavá-lo pelo menos uma vez por semana, mas a forma de limpeza varia de acordo com o modelo.

Caso seja possível remover a forração, é só destacá-la e limpar com detergente neutro, para não danificar o tecido e outros materiais.

Se decidir lavar na lavadora de roupas, utilize a opção ‘roupa delicada’. Mas se o forro for preso à lataria, deve-se passar um pano úmido com detergente neutro e deixar secar na sombra.

Já a parte externa do capacete deve ser encarada como a lataria de um carro, que deve passar por polimento da viseira e do casco com cera.

Não coloque o capacete na água, isso pode danificar partes metálicas.

Para evitar contaminações na hora de apoiar o capacete em superfícies, é importante que a abertura esteja para cima ou para o lado e que cada passageiro tenha seu próprio capacete.

Caso tenha que utilizar o de outra pessoa, como ao embarcar em um mototáxi, é indicado que o passageiro providencie uma touca protetora.

Dirigir Moto sem Capacete dá Multa e pode gerar Suspensão do Direito de Dirigir

Vejamos o que diz o artigo 244, I do CTB:

Art. 244. Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:
I – sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN;
Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;

Pela leitura do texto, podemos concluir que ao ser multado por conduzir moto sem capacete, além da multa, você terá sua CNH suspensa.

Quanto Custa a Multa por Dirigir Moto sem Capacete

O valor dessa multa é R$ 293,47.

Essa é uma multa gravíssima de 7 pontos e é auto suspensiva, ou seja, independentemente da pontuação ela gera a suspensão da CNH.

Isso quer dizer que mesmo que você tenha levado apenas essa multa no período de um ano, ou seja 7 pontos, terá sua habilitação suspensa.

Mas calma! Há uma solução: recorrer.

Como Recorrer da Multa por Dirigir Moto sem Capacete e não perder o Direito de Dirigir

O recurso é essencial para anular essa multa e dela podemos recorrer 3 (três) vezes administrativamente: Defesa Prévia, Recurso de 1ª Instância (JARI) e o recurso de 2ª Instância (CETRAN).

O recurso deve ser personalizado para cada caso e o prazo que vem na notificação deve ser observado, pois se assim não for o recurso não será aceito.

Quando for enviar o recurso de sua multa, certifique-se de estar enviando os seguintes documentos junto a ele:

  • Cópia da multa frente e verso
  • CNH original
  • Identidade e documentação do carro (CRLV).

Alguns órgãos estaduais possuem seu próprio modelo de formulário de recurso, então, procure saber sobre isso. Mas se não for o caso, proceda com o seu recurso da seguinte maneira:

  1. Dirija-se ao presidente do órgão que te multou.
  2. No preâmbulo informe seus dados pessoais como nome completo, naturalidade, RG, CPF e CNH, entre outros.
  3. Em seguida, informe os dados do veículo da infração, como marca, modelo placa e Renavam.
  4. Informe também o dia, local e horário da suposta infração, justificando-se e utilizando sua estratégia de defesa juntamente com as teses legais e resoluções;
  5. É importante redigir o texto de forma formal;
  6. Por último, solicite o deferimento do recurso e a suspensão das penas (como pontos e o valor a ser pago).

Ao seguir esses passos, as suas chances de sucesso aumentam.

É importante recorrer até o final, pois as chances aumentam e as turmas julgadoras ficam mais específicas. Também é importante contar com pessoas ou empresas qualificadas, para que seu recurso seja feito da melhor forma possível e que nele sejam abordados os tópicos corretos, dando mais chances a anulação da penalidade de multa.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a Recorrer da Multa por Dirigir Moto sem Capacete

Recorra Aqui tem profissionais que conhecem as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.
  • Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, ficaremos feliz em ajudá-lo.

Veja Também

O texto acima "Como Realizar a Limpeza e Manutenção de Capacetes" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.