Encosto de cabeça do carro pode quebrar o vidro em caso de emergência. Verdade ou Boato?

Encosto de cabeça do carro pode quebrar o vidro em caso de emergência. Verdade ou Boato?

Quem nunca viu nas redes sociais uma imagem onde aparece um encosto de cabeça e uma frase com os seguintes dizeres: "Em casos de emergência, o encosto de cabeça do carro pode ser retirado para quebrar os vidros do carro."

Isso é MENTIRA! Não divulguem essa falsa informação!

Vamos te explicar o porque.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), preocupado com a segurança dos motoristas e passageiros, elencou, há pouco tempo atrás, quais os novos equipamentos de segurança que serão obrigatórios em todos os veículos a partir de 2018.

Dentre esses equipamentos, trouxe o apoio de cabeça para todos os ocupantes do veículo. Esse acessório não é muito lembrado quando se fala em segurança, mas o seu uso pode prevenir várias lesões em casos de acidente de trânsito.

Para que serve o encosto de cabeça?

Em colisão traseira, é comum o relato do efeito chicote nos passageiros do veículo atingido. Ele possui essa denominação, pois o impacto de um veículo na traseira de outro, projeta para frente os ocupantes do carro que está adiante.

O cinto de segurança pode proteger o corpo das pessoas, porém não tem a capacidade de evitar uma lesão na coluna cervical, não protegendo, assim, a cabeça e o pescoço.

Portanto, uma das maneiras de prevenir as lesões na coluna é ajustar corretamente o encosto de cabeça do banco, ele é um elemento essencial para a segurança do motorista e dos passageiros.

Mas afinal, além da função de evitar lesões seríssimas, que podem ser até mesmo irreversíveis, o encosto de cabeça, em casos de emergência, são capazes de quebrar os vidros do carro e realizarem uma rota de fuga alternativa?

Vamos para a pergunta que não quer calar:

O encosto de cabeça do carro pode quebrar o vidro em caso de emergência?

Resultado de imagem para quebrar o vidro com o encosto de cabeça

Não. Primeiramente, não parece estranho o fato do encosto, que é um equipamento extremamente importante na proteção e minimização de consequências em casos de alguma colisão, ser tão prático de ser retirado?

Aqui já vemos o motivo pelo qual este equipamento não serve para o que dizem por ai, uma vez que retirar o encosto de cabeça não é uma tarefa nada fácil, sendo necessário até mesmo o uso de ferramentas para retirá-lo.

Além disso, vocês já viram o material? Não parece ser muito resistente.

O encosto do carro não irá te salvar de um incêndio ou em algum caso de emergência. É mais aconselhável deixar um martelo no carro. Neste caso, este instrumento será bem mais útil.

Gostou desse artigo? Então compartilhe para que mais pessoas saibam que o encosto de cabeça do carro NÃO pode quebrar o vidro em caso de emergência!

Para mais informações, entre em contato. Para qualquer problema, Recorra Aqui!

Veja Também

O texto acima "Encosto de cabeça do carro pode quebrar o vidro em caso de emergência. Verdade ou Boato?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.