Como cancelar multas na habilitação provisória

Como cancelar multas na habilitação provisória

Levou uma multa na habilitação provisória? É muito importante recorrer para não perder a CNH e ter que refazer toda a Autoescola.

É absolutamente normal surgirem dúvidas sobre a habilitação provisória, até porque é uma condição dos motoristas inexperientes.

Então vamos lá, trouxemos algumas dicas e alguns tópicos que você precisa saber.

Cuidados na PPD ou CNH provisória

Habilitação provisória, ou como também é chamada de Permissão para Dirigir (PPD), tem validade de 12 meses após a provação no exame.

Nesse período o motorista recém habilitado não pode cometer nenhuma infração grave ou gravíssima, sob pena de perder a PPD.

O que acontece se eu levar uma multa leve ou média na PPD?

Nada, desde que não haja mais de 1 multa média!

Caso isso ocorra o motorista na PPD terá que refazer todo o exame novamente, uma vez que perdeu a PPD.

A Permissão para Dirigir possui um sistema único para o cálculo de pontos. Na verdade a lei não fala em pontos na Permissão, mas sim em número de infrações.

Diz que o motorista pode ter apenas 1 multa leve e 1 multa média. Além do que, está na lei, que uma multa grave ou uma gravíssima irá cassar a Carteira Provisória.

O condutor habilitado para poder dirigir, deve se lembrar que pode somar apenas 19 pontos em sua CNH. Com 20 pontos somados, o condutor terá um procedimento de suspensão da sua habilitação.

Lembrando que, durante o ano de validade da carteira provisória, o condutor não pode cometer infrações graves ou gravíssimas. Caso isso aconteça, é necessário recomeçar o processo e tirar a carteira novamente, do ZERO!

Quando terminar o prazo da provisória, a CNH definitiva vem na minha casa?

Não. O condutor com a Carteira Nacional de Habilitação Provisória deverá se dirigir ao DETRAN do seu estado e pedir a expedição da Carteira Definitiva, mediante pagamento de taxa.

Como recorrer das multas na CNH Provisória?

A primeira ferramenta é recorrer da multa com uma defesa sólida, preferencialmente com o auxílio de uma empresa especializada.

Se você tem uma defesa com bons motivos (por exemplo, uma infração resultante de uma rua mal sinalizada), pode salvar sua carteira, e poupar um bom dinheiro no processo. Afinal, ter que fazer as aulas de legislação e direção de novo não vai sair nada barato.

A segunda ferramenta disponível é a transferência da multa para o nome de um segundo motorista.

Muito cuidado na CNH Provisória

Durante o período da CNH provisória, dirija com o triplo de cuidado para poder manter sua carteira por um ano para poder ter sua carteira definitiva.

Mesmo depois de um ano, mantenha esse cuidado, porque não significa que você deva perder sua responsabilidade e virar um motorista irresponsável, desrespeitando a legislação.

A lei de perder a carteira provisória ao cometer uma infração grave, gravíssima, ou duas médias está aí justamente para impedir que motoristas irresponsáveis, ou que pessoas que ainda não sabem muito bem dirigir saiam com suas carteiras definitivas às ruas.

Portanto, cuidado, responsabilidade, e faça sua parte para tornar nossas estradas mais seguras.

Para mais informações, fale conosco.

Para qualquer problema com a CNH provisória, PPD:  RECORRA AQUI!

Veja Também

O texto acima "Como cancelar multas na habilitação provisória" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.