Dirigir moto com faróis apagados: Suspensão da CNH

Dirigir moto com faróis apagados: Suspensão da CNH

Sabia que o simples fato de dirigir sua moto com os faróis apagados ou desligados pode gerar a suspensão da sua CNH?

Isso mesmo, pois segundo o artigo 244, inciso IV do CTB, você pode ter essa penalidade, veja:

Artigo 244. Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:

IV – com os faróis apagados

Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;

Sabendo disso, queremos te mostrar que é possível recorrer da multa e que também é possível não ter a CNH suspensa com o recurso.

Qual o valor da multa por dirigir moto com os faróis apagados?

O valor dessa multa é R$ 293,47, porém as consequências são bem graves.

Apesar de ser um valor relativamente pequeno, ela é uma multa gravíssima  de 7 pontos, porém isso não importa, pois ela é auto suspensiva, ou seja, independentemente da pontuação ela gera a suspensão da CNH.

Isso quer dizer que mesmo que você tenha levado apenas uma multa no período de um ano, ou seja, 7 pontos, terá sua habilitação suspensa.

Mas calma! Há uma solução: recorrer.

Como recorrer da multa por dirigir moto com os faróis apagados?

Da multa por dirigir moto com farol desligado pode-se recorrer 3 (três) vezes administrativamente: Defesa Prévia, Recurso de 1ª Instância (JARI) e o recurso de 2ª Instância (CETRAN).

Quando for enviar o recurso de sua multa, certifique-se de estar enviando os seguintes documentos junto a ele:

  • Cópia da multa frente e verso
  • CNH original
  • Identidade e documentação do carro (CRLV).

Alguns órgãos estaduais possuem seu próprio modelo de defesa de multas, então, procure saber sobre isso.

Mas se não for o caso, proceda com o seu recurso da seguinte maneira:

  1. Dirija-se ao presidente do JARI.
  2. É importante redigir o texto com cunho formal e informar dados como nome completo, naturalidade, RG, CPF e CNH, entre outros.
  3. Em seguida, informe os dados do veículo da infração, como marca, modelo placa e Renavam.
  4. Por último, solicite o deferimento da multa (como pontos e o valor a ser pago), informando dia, local e horário do acontecimento, justificando-se e utilizando sua estratégia, juntamente a teses legais.

Ao seguir esses passos e recorrendo até o final, as suas chances de sucesso aumentam.

O recurso deve ser feito de forma personalizada para cada caso.

Orientamos pedir na concessionária da marca da moto, um laudo onde comprove que os faróis funcionam e ascendem automaticamente, que é o que ocorre com a maioria das motos mais modernas.

Como recorrer da suspensão pela multa por dirigir moto com os faróis apagados?

O recurso da suspensão é feito da mesma maneira que o recurso da multa. Pode-se recorrer 3 (três) vezes administrativamente: Defesa Prévia, Recurso de 1ª Instância (JARI) e o recurso de 2ª Instância (CETRAN).

Como dito acima, o recurso deve ser personalizado e o prazo que vem na notificação deve ser observado, pois se assim não for o recurso não será aceito.

Tanto da multa como da suspensão é importante recorrer até o final, pois as chances aumentam e as turmas julgadoras ficam mais específicas.

Também é importante contar com pessoas ou empresas qualificadas, para que seu recurso seja feito da melhor forma possível e que nele sejam abordados os tópicos corretos, dando mais chances a anulação da penalidade de multa.

Porque nos contratar para recorrer da sua multa e da suspensão por dirigir moto com os faróis apagados?

Ao contratar nossos serviços suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, ficaremos feliz em ajudá-lo.

Veja Também

O texto acima "Dirigir moto com faróis apagados: Suspensão da CNH" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.