Janela aberta gasta mais combustível que ar-condicionado ligado?

Janela aberta gasta mais combustível que ar-condicionado ligado? Gasolina custando mais que R$ 4 reais preocupa os motorista quando o assunto é consumo do veículo, ainda mais com temperaturas altíssimas, onde é quase impossível ficar sem o ar condicionado ligado. Pensando nisso, o Recorra Aqui trouxe uma pergunta bastante comum entre os motoristas: Janela aberta consome mais combustível que ar-condicionado ligado?

Janela aberta consome mais combustível que ar-condicionado ligado?

Segundo um estudo realizado pela Sociedade de Engenharia Automotiva (SEA), dirigir com o ar condicionado ligado é a melhor maneira de economizar combustível. Porém, em alguns casos pode não ser a opção mais indicada. Segundo o estudo, há dois fatores que precisam ser levados em consideração: o primeiro é a forma de funcionamento do compressor de ar do veículo e a quantidade a mais de combustível que o motor precisa para operar; sem segundo lugar o fator conhecido como arrasto.

Como funciona o efeito arrasto

Arrasto: resistência que o carro e todos os objetos em movimento encontram quando se deslocam pelo ar em qualquer velocidade. O arrasto pode se sentido ao colocar a mão para fora do veículo enquanto ele está em movimento. Quando as janelas estão fechadas, a estrutura do veículo é projetada para anular essa "força", mas isso quando a velocidade é maior. Para entender melhor esse efeito, imagine o carro como um paraquedas. Quando o paraquedas é acionado, ele diminui a velocidade por segurar o ar. A mesma coisa acontece quando a janela é aberta em alta velocidade. O carro funciona como o paraquedas, fazendo o motor trabalhar mais para manter a mesma velocidade e também para acelerar.

Conclusão

Depois da pesquisa, o estudo concluiu que quando o carro está a 80km/hora e com as janelas abertas, há uma diminuição da eficiência de combustível em até 20%. Porcentagem maior do que quando o carro está com o ar condicionado ligado, que tem uma diminuição da eficiência de combustível em até 10%. Quanto menor a velocidade, menor a influência da resistência do ar. Então, se o veículo trafega pela cidade, é mais eficiente dirigir com as janelas abertas, pois o atrito do ar quase não afetará o consumo. Assim, o uso do ar condicionado é mais eficaz quando o veículo está trafegando por uma rodovia.

Quer trocar de carro em 2018?

Está insatisfeito com seu carro? Enjoou dele? Ou trocar de carro é um sonho para esse novo ano? Então 2018 vai ser o seu ano de trocar de carro. Já pensou em trocar seu carro de forma simples? Clicando aqui você terá as melhor dicas de como comprar carros econômicos e com baixo valor para aquisição. Terá também dicas exclusivas para fazer do negócio automobilístico o seu negócio em 2018, confira aqui. Para concretizar este sonho, você precisa focar, poupar e arriscar. Confira neste link dicas arrasadoras para trocar de carro e ainda fazer do negócio dos carros o seu novo negócio para ganhar dinheiro em 2018. Gostou deste artigo e dessas dicas? Então compartilhe com seus amigos que querem trocar de carro em 2018.
Veja Também

O texto acima "Janela aberta gasta mais combustível que ar-condicionado ligado?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.