Quais equipamentos obrigatórios nos veículos

Quais equipamentos obrigatórios nos veículos

Neste artigo vamos tratar quais os equipamentos obrigatórios que devem conter nos veículos e o que devemos fazer com eles em caso de acidentes.

Como todos sabem, a tecnologia está presente no dia a dia e, quando se fala de veículos automotores, não é diferente.

Por mais que hajam diferenciadas marcas e modelos, todos os carros, obrigatoriamente, possuem algo em comum, que são os equipamentos de segurança colocados dentro do veículo.

Todos nós que somos condutores, estamos sujeitos a um acidente no trânsito, seja por falha humana ou, mesmo com toda a tecnologia existente nos veículos, mecanicamente.

Por isso, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 19. Compete ao órgão máximo executivo de trânsito da União:

XXV - elaborar e submeter à aprovação do CONTRAN as normas e requisitos de segurança veicular para fabricação e montagem de veículos, consoante sua destinação;

Quais os equipamentos obrigatórios nos veículos?

Assim, para maior segurança do motorista que está conduzindo o veículo e para os passageiros que estão dentro dele, todo veículo deve possuir:

  • Airbags;
  • Cintos de segurança;
  • Encosto de cabeça;
  • Barras de proteção laterais;
  • Ferramentas;
  • Extintor de incêndio;
  • Kit de primeiro socorros (luva, gaze, atadura, esparadrapo, tesoura pequena e antisséptico);
  • Triângulo ou cones de sinalização.

Resultado de imagem para equipamentos de segurança em veículos

Como agir em casos de acidentes de trânsito ?

Primeiramente, antes de mais nada, deve-se averiguar qual o estado da vítima, para depois tomar a atitude correta.

Vamos imaginar duas situações, a primeira é você se envolvendo em um acidente de trânsito e a segunda é um terceiro se envolvendo em um acidente de trânsito.

Se a vítima no caso de um acidente for você, lembre-se, acima de tudo, a parte fundamental é manter a calma e, logo após, pedir por socorro.

Certamente alguém irá ajudá-lo a sair desta situação de pânico.

Mantenha a calma em casos de acidentes

Todos sabemos que manter a calma na hora parece ser algo desafiador, porém, sem esta calmaria, a vítima pode piorar o quadro atual.

Se, em outra situação, você não estiver envolvido no acidente mas nele houver vítimas, mesmo sem gravidade, o primeiro passo é sinalizar a área, providenciar imediatamente socorro ou atendimento especializado para as vítimas e avisar a autoridade de trânsito.

Por isso a importância de possuir em seu veículo os equipamentos de segurança.

Resultado de imagem para sinalização em casos de acidentes de transito

Quando você está preparado para acontecimentos inesperados, você pode salvar a vida de uma vítima do trânsito.

Se a vítima de um acidente estiver acordada, ligue imediatamente para a equipe de primeiros socorros (SAMU) e NUNCA retire essa pessoa do veículo, mesmo que ela peça.

A única exceção é em casos extremos, como se o veículo estiver em chamas, por exemplo.

Caso contrario, sente-se ao lado dela e converse, a acalme, diga que está tudo bem e que não sairá de seu lado, até que a ajuda chegue, pois se houver a retirada da vítima de um jeito errado, pode agravar uma provável lesão que pode ter acontecido na hora do acidente e esta lesão não seja visível.

Por isso, evite acidentes, seja prudente, dirija com atenção. A sua vida vale tanto quanto a de outros motoristas nas pistas.

 

PROGRAMA DE CONSCIENTIZAÇÃO EM FAVOR A VIDA, se beber não dirija.

Veja Também

O texto acima "Quais equipamentos obrigatórios nos veículos" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.