Sabia que é possível ter CNH de forma gratuita?

Sabia que é possível ter CNH de forma gratuita?

Quem não quer ter a tão sonhada carteira de habilitação?

Nos dias atuais,  todo jovem que está prestes a completar 18 anos, não vê a hora de ter sua liberdade e conseguir sua CNH.

Algumas pessoas, em outras fases da vida, também querem essa independência, seja para trabalhar, passear ou viajar.

Muitas oportunidades de emprego também dependem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que é cada vez mais indispensável para o âmbito social.

Vamos primeiro demonstrar qual o procedimento comum de se conseguir a CNH.

O primeiro passo para obter a CNH é ir até o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou, no Poupatempo da sua cidade e realizar o cadastro biométrico. Esse cadastro deve ser feito pessoalmente, pois inclui o registro das impressões digitais.

Concluído o cadastro, o candidato recebe autorização para realizar os exames médicos, os quais se enquadram o exame de aptidão física e o exame de aptidão mental. Esses exames tem custo.

Com a aprovação dos exames, o candidato se inscreve no Centro de Formação de Condutores (CFC), um curso teórico que dura em média 15 dias e que há uma taxa a ser paga de, em média, R$ 250,00.

Com o avanço tecnológico,  hoje se tem um simulador que deve ser realizado durante, ou após a realização do curso teórico.

Após o simulador e o curso teórico, o candidato está apto para a realização de um teste e, se o mesmo conseguir ser aprovado com sucesso, poderá dar inicio as aulas práticas na autoescola que melhor lhe convier.

As aulas práticas da autoescola incluem a rotina de uma vida urbana no trânsito e o treinamento contínuo para realizar balizas, rampas e outras manobras.

Após as aulas pré-determinadas pelo órgão de trânsito, o candidato efetua a prova prática que, caso seja aprovado, a autoescola contata o candidato assim que a CNH provisória já esteja liberada para o mesmo.

Além de todas as taxas dos exames de aptidão física e de aptidão mental e curso teórico, o candidato terá que arcar com valores de em média R$ 2.700,00, que incluem as aulas práticas e o teste teórico.

Então, vamos a pergunta tema:

Como conseguir a CNH gratuitamente?

Se tem conhecimento de que, infelizmente, não são todas as pessoas que tem condições de pagar pelo procedimento da CNH.  Então o Governo Federal criou a iniciativa ao Projeto CNH Social ou CNH Popular, que existe desde 2008.

Imagem relacionada

Esse projeto concede habilitação grátis para pessoas de baixa renda, desde que já estejam inscritas em outros programas sociais, como o bolsa família, por exemplo. As inscrições para o programa CNH Social 2017 ainda não foram abertas.

O candidato para o projeto deve ter/ser:

  • Idade entre 18 e 27 anos;
  • Alfabetizado;
  • Renda de até 03 salários mínimos;
  • Desempregado há mais de 1 ano;
  • Sem registro em carteira de trabalho;
  • Participantes do Bolsa Família;
  • Estudantes de rede pública com bom rendimento escolar;
  • Portadores de necessidades especiais;
  • Ex presidiários;
  • Pequenos agricultores, com renda de até 2 salários mínimos.

Os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Bahia, já aderiram ao CNH Social.

Estando dentro desses critérios, o candidato poderá se inscrever no DETRAN do seu estado, para concorrer à uma vaga no projeto.

Veja Também

O texto acima "Sabia que é possível ter CNH de forma gratuita?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.