Somou 20 pontos? Saiba como não perder CNH

Somou 20 pontos? Saiba como não perder CNH Algumas informações são essenciais para você manter sua carteira de motorista e não correr o risco de ficar sem. Se você está na carteira provisória, você não pode levar mais de 4 pontos na carteira. Na permanente com 20 pontos na sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) você poder ter a carteira suspensa, por isso é importante ficar atento e se necessário entrar com recurso administrativo para que isso não aconteça. Principalmente se você precisa do carro para o trabalho, pois se perder a carteira de habilitação poderá até perder o seu trabalho. Com o alto número de radares atualmente, em apenas um dia você pode perder sua carteira de motorista.

Pontuação na carteira de motorista

Todos sabemos que as infrações de trânsito têm, além de uma possível aplicação de multa, previsão da imposição de pontos na carteira de motorista do condutor. Caso o motorista seja multado e receba 20 pontos terá sua carteira de motorista suspensa, o prazo da suspensão está previso no  do CTB (Código de Trânsito Brasileiro):
Artigo 261, inciso I – de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e, no caso de reincidência no período de 12 (doze) meses, de 8 (oito) meses a 2 (dois) anos;

A pontuação nas infrações:

♦ leves = 3 pontos ♦ médias = 4 pontos ♦ graves = 5 pontos ♦ gravíssimas = 7 pontos

Prescrição dos pontos

Os pontos prescrevem em 12 meses, porque a pena de suspensão da carteira de motorista é para o acumulo do número de pontos nesse período.

Entenda os pontos na CNH

Como saber quantos pontos tenho na CNH?

As multas chegam por carta para o endereço do veículo registrado no Detran. É importante manter o endereço atualizado, se não você pode acabar sendo multado e nem ficar sabendo. Para você consultar e saber com quantos pontos está sua carteira de motorista, é bem simples. É necessário acessar o site do DETRAN do seu Estado e lá consultar.

Como descubro se minha CNH foi suspensa?

O motorista é notificado, via correio, pelo Detran; para isso, é preciso manter os dados atualizados no órgão. Primeiro, ele é avisado de que foi instaurado o processo de suspensão do direito de dirigir. Depois o condutor tem um prazo para se defender. Ele pode optar por recorrer ou não, se recorrer e a punição for confirmada, ele será avisado disso e do prazo de suspensão. Os nomes dos motoristas que correm o risco de ter a CNH suspensa e dos que tiveram a suspensão efetivada também são divulgados no Diário Oficial do Estado.

Como Recorrer da Suspensão da CNH

Para saber mais sobre a suspensão da CNH leia esse artigo: Notificação de suspensão da CNH: o que fazer quando receber? Recorra Aqui

O que acontece depois de ser suspenso?

É preciso entregar a CNH ao Detran e fazer o curso de reciclagem no Detran ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado. Alguns estados, como o de SP, permitem fazer o curso online, em CFCs autorizados. Para saber se há essa possibilidade, consulte o Detran do seu estado. Após cumprir o prazo de suspensão, o motorista deve entregar o certificado do curso de reciclagem e solicitar a retomada da CNH.

Motorista profissional também é suspenso?

Sim, se alcançar os 20 pontos dentro de 1 ano. Porém, desde 2015, quem exerce atividade remunerada em veículo, habilitado na categoria C (ex: caminhão), D (ônibus) ou E (veículo com reboque acoplado), pode optar por participar de curso preventivo de reciclagem sempre que, no período de 1 ano, atingir 14 pontos. Após a conclusão do curso, a pontuação é eliminada. O motorista, no entanto, não pode solicitar o curso preventivo mais de uma vez dentro de 1 ano. Para mais informações, entre em contato! Para qualquer problema, RECORRA AQUI!
Veja Também

O texto acima "Somou 20 pontos? Saiba como não perder CNH" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.